O cinema é uma das formas mais populares de entretenimento e de comuni-cação da atualidade. Através da linguagem cinematográfica, é possível expressar mensagens, ideias e conceitos de forma visual e emocionante (MARTINS, 2005). Nesse contexto, a utilização de filmes para o ensino de ciências tem mostrado uma abordagem cada vez mais eficaz e inte-ressante (PIASSI; PIETROCOLA, 2009). O livro "Leitura de imagens fílmicas com abordagem na ciência, tecnologia e sociedade para o ensino de ciências: um olhar para as epidemias na ficção científica" aborda o uso de filmes como ferramenta para o ensino de ciências, com foco nas epi-demias na ficção científica . O livro apresenta uma análise crítica e reflexiva dos filmes mais rele-vantes sobre o tema, com destaque para os conceitos científicos envolvidos e para a ética ética e social das epidemias retratadas. Com base em uma abordagem interdisciplinar, o livro explora a relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, e como essa relação é ilustrada na ficção ci-entífica. Além disso, o livro apresenta sugestões de atividades e discussões para o ensino de ci-ências, utilizando os filmes como ponto de partida. "Leitura de imagens fílmicas com abordagem na ciência, tecnologia e sociedade para o ensino de ciências: um olhar para as epidemias na ficci-onal" é uma obra essencial para professores e estudantes que buscam uma abordagem inovado-ra e instigante para o ensino de ciências, promovendo uma reflexão crítica sobre a ciência e a tecnologia, e sua relação com a sociedade.
Palavras-chave: Cinema; Arte e Ciência. Enfoque CTS. Ensino de Ciências. Ficção Científica.
ISBN | 978-85-94441-80-5 |
Organizadores: | Thais Mendes Rocha Josie Agatha Parrilha da Silva Bettina Heerdt |
Categoria | Técnico |
Ano Publicação | 2023 |
Edição | 1ª Edição |
Páginas | 132 |
Encadernação | Ebook |
Faça uma avaliação sobre este produto!
Fazer Avaliação